Para muitos, o nome
Lara Croft é o aglomerado de tudo o que significa aventura, perigo e muitos puzzles, e já desde a sua estreia em 1996 nas consolas com o jogo
Tomb Raider, a esbelta arqueóloga britânica ficou na mente de todos os jogadores à volta do mundo, não só pela sua beleza exuberante, mas também pelas aventuras cheias de acção que nos proporcionou. Com um reportório de aventuras algo vasto,
Lara Croft mostrou sempre a sua agilidade e exuberância em todas as suas aventuras, chegando até mesmo a enfrentar a morte por várias vezes. Com a companhia criadora, a
Eidos Interactive, a passar um momento menos positivo dentro da indústria dos videojogos, e sendo recentemente pela
Square-Enix, a
Crystal Dynamics, companhia responsável por franchises como
Legacy of Kain,
Gex ou
Pandemonium, tornou-se mais uma vez responsável pela próxima aventura de
Lara Croft.
Esta nova aventura intitulada
Lara Croft and the Guardian of Light transporta a arqueóloga para a
América Central, onde há mais de dois mil anos se travou uma grande batalha entre um general indígena de nome
Totec, proclamado como o
Guardião da Luz, contra um espírito maligno de nome
Xolotl. Após derrotar
Xolotl e os seus súbditos,
Totec emprisiona-se a si mesmo e
Xolotl num templo de nome
Temple of Light, juntamente com um artefacto chamado
Mirror of Smoke. Lara encontra o templo e recupera o
Mirror of Smoke, mas este é roubado por um grupo de mercenários que a perseguia. Consequentemente,
Xolotl e
Totec são libertados, o que faz com que
Xolotl roube o
Mirror of Smoke das mãos dos mercenários e fuja. Cabe então a
Lara e a
Totec recuperar o artefacto e selar mais uma vez espírito maligno.
À primeira vista, o jogador irá reparar que a clássica câmera na terceira pessoa, não se encontra neste jogo, e o que nos é dado é uma visão isométrica da acção ao bom estilo de Diablo e que se desloca por onde a personagem se irá deslocar, dando uma boa vista da personagem principal juntamente com o segundo jogador sem recorrer a um ecrã dividido. Em
Lara Croft and the Guardian of Light, o jogador pode escolher entre jogar simplesmente sozinho a história, ou então acompanhado por outro jogador localmente. A experiência em jogar
Lara Croft and the Guardian of Light cooperativamente é maior e mais divertida do que jogar sozinho, pelo simples facto de que a resolução de puzzles e a destruição dos monstros passa pela cooperação e comunicação, não invalidando de todo a experiência single-player.
As personagens jogáveis em
Lara Croft and The Guardian of Light são a nossa conhecida
Lara Croft e
Totec, o Guardião da Luz, ambos com características e habilidades únicas. Cada jogador possui habilidades que os irá ajudar mutuamente para chegar a sítios inalcançáveis, como as lanças de
Totec que após espetadas em paredes, irão criar caminhos para
Lara, ou então a corda com gancho que
Lara possui, irá acoplar a sítios específicos e permitir que Totec se equilibre por cima da corda para chegar ao destino. No modo single-player é possível jogar apenas com
Lara, sendo que ela encontra-se equipada com a lança de
Totec para atingir os sítios inatingíveis pela arqueólogo. Várias zonas bem como puzzles encontram-se ligeiramente modificados para serem resolúveis apenas por um jogador.
Em
Lara Croft and the Guardian of Light o jogador irá progredir o jogo em vários estruturas antigas semelhante à civilização Inca, completamente fortificadas de todo o género de armadilhas e puzzles para chegar ao nível seguinte. Para superar essas armadilhas vai ser necessário usar a nossa inteligência para resolver os puzzles ou então para superar algumas das armadilhas que nos são apresentadas. Para além das armadilhas e puzzles, vamos ter também vamos monstros para nos eliminarem, monstros estes que variam desde aranhas gigantes até monstros duas vezes maiores que a nossa personagem. Dentro do jogo temos também umas pequenas características bem ao género
RPG, podendo equipar à nossa personagem artefactos especiais que aumentam as propriedades das personagens, sendo que temos até três espaços para equipar artefactos. Para além de equiparmos artefactos, podemos também equipar outras armas à nossa personagem, armas como lança-chamas ou metralhadoras.
A jogabilidade encontra-se simples e bastante acessível sendo possível controlar a personagem escolhida com o analógico esquerdo, apontar as armas com o analógico direito e disparar com o gatilho direito. Com os botões direccionais podemos mudar o armamento e os restantes botões servem para as acções de saltar e usar as habilidades especiais. Ao finalizarmos cada nível, vamos ver a pontuação que acumulámos ao longo do nível de acordo com as jóias ou outros items que apanhámos, e de acordo com os monstros que matámos, atingindo objectivos internos dentro do jogo. Em termos de apresentação,
Lara Croft and the Guardian of Light é um dos jogos mais atraentes que se podem encontrar possuindo detalhes algo impressionantes. Alguns dos níveis requerem uma progressão ascendente, e ao atingir uma localização mais superior do nível, é possível ver o cenário em baixo que já foi percorrido por nós. Graficamente o jogo encontra-se bom, com as texturas dos edifícios e dos monstros bem conseguida. Infelizmente alguns bugs como personagens presas em ramificações ou em inimigos podem acontecer ocasionalmente, mas que não prejudicam a experiência total em si. A sonoridade cumpre bem o seu papel, com um reportório de efeitos sonoros muito bem conseguido e com um reportório musical que encaixa bem no jogo.
Em geral,
Lara Croft and the Guardian of Light pode até não ser considerado como um jogo da franchise original, mas é sem dúvida uma das melhores aventuras da heroína mais esbelta do mundo dos videojogos. A sua história pouco interessante não afecta este novo passo de
Lara Croft com uma nova mecânica de jogo nova e que se encaixa na perfeição.
Lara Croft and the Guardian of Light é sem dúvida um título a não perder para todos os fãs de jogos de acção e de
Tomb Raider.
Fonte: Mygames