Game View

As noticias do mundo virtual em Português!


Para muitos, o nome Lara Croft é o aglomerado de tudo o que significa aventura, perigo e muitos puzzles, e já desde a sua estreia em 1996 nas consolas com o jogo Tomb Raider, a esbelta arqueóloga britânica ficou na mente de todos os jogadores à volta do mundo, não só pela sua beleza exuberante, mas também pelas aventuras cheias de acção que nos proporcionou. Com um reportório de aventuras algo vasto, Lara Croft mostrou sempre a sua agilidade e exuberância em todas as suas aventuras, chegando até mesmo a enfrentar a morte por várias vezes. Com a companhia criadora, a Eidos Interactive, a passar um momento menos positivo dentro da indústria dos videojogos, e sendo recentemente pela Square-Enix, a Crystal Dynamics, companhia responsável por franchises como Legacy of Kain, Gex ou Pandemonium, tornou-se mais uma vez responsável pela próxima aventura de Lara Croft.

Esta nova aventura intitulada Lara Croft and the Guardian of Light transporta a arqueóloga para a América Central, onde há mais de dois mil anos se travou uma grande batalha entre um general indígena de nome Totec, proclamado como o Guardião da Luz, contra um espírito maligno de nome Xolotl. Após derrotar Xolotl e os seus súbditos, Totec emprisiona-se a si mesmo e Xolotl num templo de nome Temple of Light, juntamente com um artefacto chamado Mirror of Smoke. Lara encontra o templo e recupera o Mirror of Smoke, mas este é roubado por um grupo de mercenários que a perseguia. Consequentemente, Xolotl e Totec são libertados, o que faz com que Xolotl roube o Mirror of Smoke das mãos dos mercenários e fuja. Cabe então a Lara e a Totec recuperar o artefacto e selar mais uma vez espírito maligno.

À primeira vista, o jogador irá reparar que a clássica câmera na terceira pessoa, não se encontra neste jogo, e o que nos é dado é uma visão isométrica da acção ao bom estilo de Diablo e que se desloca por onde a personagem se irá deslocar, dando uma boa vista da personagem principal juntamente com o segundo jogador sem recorrer a um ecrã dividido. Em Lara Croft and the Guardian of Light, o jogador pode escolher entre jogar simplesmente sozinho a história, ou então acompanhado por outro jogador localmente. A experiência em jogar Lara Croft and the Guardian of Light cooperativamente é maior e mais divertida do que jogar sozinho, pelo simples facto de que a resolução de puzzles e a destruição dos monstros passa pela cooperação e comunicação, não invalidando de todo a experiência single-player.

As personagens jogáveis em Lara Croft and The Guardian of Light são a nossa conhecida Lara Croft e Totec, o Guardião da Luz, ambos com características e habilidades únicas. Cada jogador possui habilidades que os irá ajudar mutuamente para chegar a sítios inalcançáveis, como as lanças de Totec que após espetadas em paredes, irão criar caminhos para Lara, ou então a corda com gancho que Lara possui, irá acoplar a sítios específicos e permitir que Totec se equilibre por cima da corda para chegar ao destino. No modo single-player é possível jogar apenas com Lara, sendo que ela encontra-se equipada com a lança de Totec para atingir os sítios inatingíveis pela arqueólogo. Várias zonas bem como puzzles encontram-se ligeiramente modificados para serem resolúveis apenas por um jogador.

Em Lara Croft and the Guardian of Light o jogador irá progredir o jogo em vários estruturas antigas semelhante à civilização Inca, completamente fortificadas de todo o género de armadilhas e puzzles para chegar ao nível seguinte. Para superar essas armadilhas vai ser necessário usar a nossa inteligência para resolver os puzzles ou então para superar algumas das armadilhas que nos são apresentadas. Para além das armadilhas e puzzles, vamos ter também vamos monstros para nos eliminarem, monstros estes que variam desde aranhas gigantes até monstros duas vezes maiores que a nossa personagem. Dentro do jogo temos também umas pequenas características bem ao género RPG, podendo equipar à nossa personagem artefactos especiais que aumentam as propriedades das personagens, sendo que temos até três espaços para equipar artefactos. Para além de equiparmos artefactos, podemos também equipar outras armas à nossa personagem, armas como lança-chamas ou metralhadoras.

A jogabilidade encontra-se simples e bastante acessível sendo possível controlar a personagem escolhida com o analógico esquerdo, apontar as armas com o analógico direito e disparar com o gatilho direito. Com os botões direccionais podemos mudar o armamento e os restantes botões servem para as acções de saltar e usar as habilidades especiais. Ao finalizarmos cada nível, vamos ver a pontuação que acumulámos ao longo do nível de acordo com as jóias ou outros items que apanhámos, e de acordo com os monstros que matámos, atingindo objectivos internos dentro do jogo. Em termos de apresentação, Lara Croft and the Guardian of Light é um dos jogos mais atraentes que se podem encontrar possuindo detalhes algo impressionantes. Alguns dos níveis requerem uma progressão ascendente, e ao atingir uma localização mais superior do nível, é possível ver o cenário em baixo que já foi percorrido por nós. Graficamente o jogo encontra-se bom, com as texturas dos edifícios e dos monstros bem conseguida. Infelizmente alguns bugs como personagens presas em ramificações ou em inimigos podem acontecer ocasionalmente, mas que não prejudicam a experiência total em si. A sonoridade cumpre bem o seu papel, com um reportório de efeitos sonoros muito bem conseguido e com um reportório musical que encaixa bem no jogo.

Em geral, Lara Croft and the Guardian of Light pode até não ser considerado como um jogo da franchise original, mas é sem dúvida uma das melhores aventuras da heroína mais esbelta do mundo dos videojogos. A sua história pouco interessante não afecta este novo passo de Lara Croft com uma nova mecânica de jogo nova e que se encaixa na perfeição. Lara Croft and the Guardian of Light é sem dúvida um título a não perder para todos os fãs de jogos de acção e de Tomb Raider.



Fonte: Mygames

0 comentários:

Enviar um comentário